muitos pescadores quando começam a dar seus primeiros passos em pesque e pague usam a massa que eles fornecem gratuitamente no próprio pesqueiro, mas com o tempo essas técnicas são esquecidas e substituídas por cevadeiras, ração de peixe no anzol etc.
mas voltar a usar essas famosas massas pode significar o sucesso ou um fracasso na pescaria, principalmente quando o peixe está manhoso e quer atacar algo mais macio e com mais odor. Para ter sucesso nessa pescaria é simples basta adicionar ingredientes diferentes, com o pó fornecido para a massa adiciono suco de maracujá em pó e coloco a água, mas há outras receitas como trocar a água por sangue, catchup, molho de pimenta, sucos em diferentes sabores, ou mesmo tradicional, isso vai da criatividade do pescador ou do que o peixe gostar mais. Em dias em que o peixe está mais manhoso use a massa no fundo, mas com chumbada leve para que não assuste o peixe, quando o sol está forte a melhor opção é uma pequena boia torpedo.
Aqui vai uma relação das melhores combinações e os peixes capturados:
pó e sucos de diferentes sabores(maracujá, morango, cereja, laranja, uva, jabuticaba, manga, etc: tilápia, pacu, tambacu, lambari, matrinxã, piraputanga, piracanjuba, tambaqui, carpas, curimbas.
pó e leite condensado: recomendado fazer em uma bacia e misturar com a ajuda de luvas, já que no começo a massa gruda muito: tambacu, tambaqui, matrinxã, carpas, pacu, piracanjuba, piraputanga, curimbatá.
pó e sangue: massa para peixes de grande porte, recomenda-se usar equipamento médio-pesado (obs. não é regra mas permite uma melhor pescaria): pirarara, tambacu, tambaqui, pacu, piau, matrinxã, pintado, cachara, dourado, catfish.