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quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Análise final-carretilha maruri ninja 5000

(Clique nas imagens para ampliá-las).













Sendo uma Carretilha muito comum aqui do interior, notei que na internet também não há muita informação sobre esta Carretilha, já vi pessoas pescando com elas no pantanal, em pesque e pague, e em rios, agora veremos uma análise completa dessa Carretilha.
É uma Carretilha com ótimo custo benefício, é forte e resistente que une os BBB que os pescadores querem (boa, bonita, barata).
















Essa Carretilha vem em 3 modelos:
Carretilha Ninja 5000












Carretilha Ninja 6000












Carretilha Ninja 9000
















Aparência e Acabamento
É uma Carretilha com um design bonito, unindo a cor dourado fosca, com um preto opaco, e detalhes metalizados cor Hematita.













Ela é quase completamente aliviada, a fronte, o Carretel, a peça da lateral do star-drag e a manivela, isso ajudou muito no alivio do peso.













O encaixe da vara não é aliviado, mas tem furos que também ajudaram no alivio do peso













É na realidade uma cópia de sua sucessora, idêntica e irmã gêmea da TNT, a única diferença entre elas é a cor e o chassi que na TNT é em Alumínio.
Entre as junções há algumas rebarbas, porém por ser uma Carretilha de entrada isso é até comum e compreensível, mas não diria que isso seja um problema, é apenas questão de acabamento.



















Fabricação da Carretilha
Seu chassi e suas tampas laterais são em grafite, porem diferente por exemplo das Carretilhas da Marine Sports que as tampas laterais e o chassi que são em grafite são finos, já o da Ninja é bem grosso, deixando a Carretilha bem parruda e forte.













O guia de todos os modelos são em Titânio, só com exceção da 5000 que é em cerâmica, que é justamente a que estamos falando.













O botão de desarme do carretel é aparentemente frágil, mas me surpreendeu com a Resistência e a ergonomia.













O carretel é em Alumínio aliviado com furos no qual podem ser amarrado a linha de multi, ele não é em V o que aumenta a chance de encavalamento de linha, porem com aquela técnica de carregar a Carretilha com linha elimina isso, veja o post.
http://pescariadedicas.blogspot.com.br/2014/06/multifilamento-fino-como-carregar.html













É uma Carretilha que não é marinizada, então caso queira a usar em água salgada após a pescaria dê um banho de água doce e faça uma revisão completa lavando todas as peças.
geralmente muitas Carretilhas de entrada tem um vão entre o chassi e o carretel, por onde a linha costuma entrar, na Ninja 5000 isso foi eliminado, muitas pessoas dizem que ela não é tão macia e que ela fica roçando na hora do recolhimento, isso é devido ao carretel que está girando no chassi, mas não se preocupe, não chega a desgastar o chassi ou o carretel, é apenas uma roçadinha de leve que não causa nenhum dano.



























Abertura da Carretilha para acesso ao carretel e para lubrificação da Carretilha
Para abrir a tampa lateral empurre um pino que está na parte debaixo, empurre o pino para cima levemente e empurre a tampa lateral para baixo ao mesmo tempo.
para retornar a tampa basta colocar a lateral virada para baixo do mesmo jeito que saiu e a empurrar para cima.



























Características gerais
Essa Carretilha vem equipada com 5 rolamentos, sendo 4 em esferas que aparentemente são em Aço inox, e 1 em rolete para o anti-reverso, que no qual existe uma pequena folga no carretel.













O botao da sintonia fina é em Alumínio, com uma bucha em seu interior, conversando com pescador ele me alertou de que a sintonia fina é frágil e não dura muito, mas andei pescando com essa Carretilha por mais de 1 ano e nunca deu problemas.



























Sua relação de recolhimento é de 6.3:1, totalizando 74 centímetros por volta na manivela com linha 0.33 mm, já a Ninja 9000 tem recolhimento 7.0:1













Equipada apenas com o freio magnético, são 25 pontos no total.













Como a maioria das Carretilhas ela não prende a tampa lateral ao chassi, ela sai completamente. o que facilita a perda ou danificação da peça principalmente na hora da pesca, porem não faz muita diferença, pois ela não vem equipada com o freio centrífugo, então não há motivo para ficar abrindo na pescaria.













Peso
Seu peso é de 200 g aproximadamente, isso é ótimo para uma Carretilha de entrada para pesca média-leve.
Arremesso
Ela arremessa muito bem, ouço muito bem de seus arremessos tanto nos fóruns tanto por pescadores que a possuem, só que esperava muito mais, tanto que ela chegou a 35 a 33 metros no máximo com iscas de 10 g
essa distancia aumentou apenas para 38 metros com iscas de 20 g e 30 metros com boia e isca totalizando 120 g.













Freio
É equipada com o freio magnético, normal para Carretilhas de entrada, esse freio é ótimo para ela só que ruim para Carretilhas, isso significa que para uma Carretilha desse porte o freio é bom, pois não colocaremos iscas com mais de 50 g de peso, porem para Carretilha em geral o freio tem que estar no 8 para segurar uma  isca de 30 g, coisa que com a Ocean BG coloquei no 5 pontos apenas, embora também ouça bem do freio magnético nos fóruns, em compensação o ajuste fino é bem eficiente.













Detalhe é que ela não vem com freio centrífugo.













Drag
O drag dela chegou a 3 kg, até eficiente para uma Carretilha dessas, embora não recomente colocar seu drag no ultimo ponto, já que os discos se desgastam e a linha seja liberada aos trancos.
O star-drag dessa Carretilha tem um vão enorme entre um ponto e outro, isso devido a peça que o faz que é constituída de apenas 1 ponto que veremos mais adiante.













Capacidade de linha
Comum para Carretilhas de perfil baixo, são 150 metros de linha 0.29 mm com linha 0.40 mm completou exatamente 100 metros.













Ajuste fino
Não vem equipado com ponto a ponto, particularmente prefiro assim, ou que o ponto seja bem preciso, ela tem uma bucha envés de um rolamento, isso também é comum, mas a 9000 vem com o rolamento na parte do ajuste fino, isso a deixa mais resistente e o arremesso mais suave.

Manivela e Knob.
A manivela é aliviada, no qual evita oscilação, ela e o Knob são pequenos para minha opinião, no qual prefiro que ambos sejam grandes, o Knob não gira muito, isso devido a não ter rolamentos neles, e não são tão confortáveis quanto os da Ocean, mas não interferiu e não incomodou no trabalho de iscas artificiais nem na hora da briga com o peixe o que realmente incomodou foi o tamanho.



























Ergonomia
Como alguns já sabem eu arremesso com a Carretilha dos dois lados e na lateral da manivela há um parafuso que incomoda na hora do arremesso, quem arremessa desse lado vai sentir um desconforto sim, tirando isso o design dela é bem preciso e ergonômico.















































Pintura
Tem uma pintura super-resistente, até hoje minha Carretilha tem apenas danos, mas ralar a pintura por desgaste é quase impossível, a unica pintura que notei que foi desgastada foi a fronte, e também foi um desgaste mínimo













Esse desgaste que mostrarei na foto abaixo foi causado por uma vez que um Cachorro arrastou a Carretilha com a vara por um chão de cimento, e o chassi e a tampa lateral foram danificados por ter ralado muito e o chão era muito áspero, mas marca de desgaste por uso ela não tem.



















Cor
Como a maioria das fotos na internet a cor não é exata, colocarei a cor MAIS PRÓXIMA, isso não significa de que ela é dessa cor, mas ela é bem próxima a isso:



























Peças e interior
Trataremos agora de algumas peças do interior da Carretilha
Para começar as peças iniciais, a manivela e as peças que a prendem, e o star-drag, nota-se que o ponto a ponto tem apenas 1 peça para isso, é por esse motivo que o star-drag tem um vão grande entre um ponto e outro.













As arruelas responsáveis por fazer pressão nos discos da Carretilha.













Os rolamentos: o da manivela e o anti-reverso e a capa de proteção.













2 discos de freio, são feitos de Amianto.













Coroa da Carretilha, nota-se que ela está intacta e já engraxada.


























O Pinhão, em seu suporte com as molas, essas peças também estão intactas, a engrenagem é em alta elasticidade, ou seja são engrenagens resistentes e fortes













Modelo de trava do carretel da Carretilha, muito parecida com a Titan, também nota-se que o chassi é em grafite e que é bem grosso.













Remontando a Carretilha, repare que os discos de freio estão sem graxa, para evitar que eles escorreguem. temos também a ordem dos rolamentos.













Remontando a carretilha, observe o eixo que é forte e também está pouco desgastado.













Carretilha remontada.













Recomendações
Esta é uma Carretilha bem versátil, eu a recomendo para a pesca de peixes redondos de até 20 kg, Piapara, Piraputanga, Piracanjuba, Piau, Pacu, Piauçu na espera e na rodadinha, Tucunaré azul e amarelo introduzido aqui na região sudeste.
Bait-casting para espécies variadas, incluindo o Dourado.
Para pesca de Curimba, Corvina ela também se encaixa em todas as modalidades.
Preço
Todos os modelos variam o preço de 100 a 170 reais, depende da loja que a vende, um ótimo custo-beneficio para o pescador, por ser uma Carretilha resistente, leve e bonita.













Rivais
Carretilha Marine Sports Titan (todas as Titans, menos a New Titan Big Game)
Carretilha Marine Spots Ventura
Carretilha Marine Sports New Brisa GTO

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15 comentários:

  1. Muito produtivo seu post. Parabéns pelo blog.

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  2. Amigo gostei muito do seu post, gostaria de comprar um desses modelos me ajuda,Carretilha maruri tnt8 7.1 8 rolamentos e boa ou a maruri sentra 9 rolamentos ?

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    1. amigo, em questão de resistência, a TNT é melhor por seu chassi em alumínio, contra o de grafite da sentra

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  3. Tenho uma maruri identica a essa, minha primeira carretilha, ganhei ela por volta de 2008, quase dez anos de carretilha, ja pesquei com ela no rio Paraguai, Suia Miçu. So agora que ela deu um defeitinho, perdeu o freio, porem é so trocar os discos. Excelente custo beneficio!!! Quem faz o equipamento ser bom é o pescador. Essa carretilha virou meu Xodo.

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  4. O que vocês acham da carretilha Maruri Sentra dx 9000? Ela presta pelo seu preço? Mesmo que o chassi seja em grafite, se o pescador ter um cuidado ela pode ser resistente?

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    1. a sentra DX recomendaria para peixes pequenos, pois ela apresenta alguns erros de projeto que podem estragar a carretilha caso um bom peixe seja fisgado

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  5. E ela (maruri sentra) tem um bom custo beneficio? Adiquiri uma por 140 reais. Por favor quero uma resposta, pois estou com medo de ter feito uma compra errada ou ter deixado de escolher outro modelo.

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    1. a sentra DX recomendaria para peixes pequenos, pois ela apresenta alguns erros de projeto que podem comprometer a carretilha com peixes de maior porte (+ de 5 kg por exemplo)

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  6. Estou iniciando na pescá esportiva e estou em dúvida em comprar esta ninja 5000 a ninja 9000 ou a sentra dx 9000 agradeço se puder me ajudar em qual seria melhor escolha pra pescar traíras e tucunarés

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    1. para seu tipo de pesca ela é otima, só terá uma performance um pouco baixa em arremessos com iscas leves

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  7. poderia me ajuda queria começar a pesca com carretilha porém não entendo muito, estava pesquisando e achei essa Carretilha Maruri Montana 10000, é boa ? quer uma + ou - nesse preço mais que seja boa.

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  8. Gostei muito do post, bem explicativo, parabéns.

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  9. Tenho uma Ninja 9000 há 11 anos, pesco bastante com ela. Esse ano que fiz a primeira troca da unha e os 3 rolamentos que apoiam o carretel. É uma guerreira que por sinal ainda está bem conservada.

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