Marcadores

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Acará

Estamos aqui com mais um peixe do mês a pedido de um amigo, vou falar sobre o Acará, se quiserem dizer uma espécie que estejam interessados é só colocar nos comentários abaixo.

O Acará ou Cará pertence à família dos Ciclídeos, a mesma das Tilápias e do Tucunaré. peixe de pequeno porte, alcançando até 20 cm de comprimento (dependendo da espécie) e até 400 g de peso. São divididos em milhares de espécies, mas são difíceis de serem identificados, cada bacia tem a sua, e são abundantes em todo o território nacional, é também há varias espécies na África, porém todas tem o mesmo hábito de alimentação.

São peixes geralmente adquiridos para o aquarismo, por sua coloração exuberante, porém agressivos, podendo devorar outros peixes do aquário (sei por experiencia própria!!!!!) exceto o Acará Bandeira que é mais pacifico.
Para a pesca são peixes curiosos, não são tão ariscos, sendo uma das espécies mais fáceis de serem capturadas, podem ser usadas como iscas vivas para qualquer predador, desde Traíra até o Pintado.
a melhor técnica para capturá-los é com vara de bambu fina e linha mono 0.16 mm, e anzol 4330 nº 16, também é bom usar uma pequena boia para a visualização do peixe, ou seja o bom e velho modo caipira.
As iscas são as mais variadas, pode-se usar massas, Milho, Carne Bovina (qualquer uma serve), mas sem duvida a melhor isca é a Minhoca.












Para o equipamento use varas de 3 metros, os peixes se refugiam nas margens em galhadas, matas alagadas, aguapés, vegetação submersa e pedras para se proteger, se quiser use um equipamento micro bem leve, com a mesma montagem, com a boia, regule a profundidade segundo os cardumes estiverem, pode ir desde 1 dedo a 1 metro, então vá colocando na superfície e vá abaixando o chicote.
O melhor é ir jogando pedaços de pão e esperar os Acarás chegarem, (isso não irá demorar !) e quando ver que os peixes se aproximaram para alimentar jogue sua isca e permaneça em silencio observando a boia, quando ela mexer, fisgue.
lembre-se que temos também o Acará Oscar,(também chamado de Acará Açu e Apaiari) que é maior e mais escuro, porém tem hábitos completamente diferentes dos seus primos (pretendo falar desse peixe em breve).
Há uma confusão muito comum entre as Tilápias e os Acarás, a diferença é que os Acarás são mais coloridos, são menores, tem o corpo mais arredondado, sua cabeça é mais curta, a proporção dos olhos, que são muito maiores que os da Tilápia, os Acarás geralmente tem ocelos em alguma parte do corpo e são mais curiosos.
Acará
Já as Tilápias tem uma cor mais esbranquiçada, são maiores, tem o corpo mais comprido, sua cabeça é mais comprida, não tem ocelos no corpo, e são mais ariscas.









Tilápia

Curta a nossa page do Facebook:
https://www.facebook.com/pescaria.de.dicas
E se inscreva no canal:
https://www.youtube.com/channel/UCTrXbuSMeoeGTbOETLF6R9w

4 comentários:

  1. Sensacional,estava a procura de comparacoes entre acaras e tilapias.

    ResponderExcluir
  2. A melhor isca para pescar acará é o Sagu. Cozinha-se em meio litro de água por 20 minutos, até que a bolinha branca fique bem pequena, quase sumindo. Em seguida do cozimento, colocar num escorredor de macarrão, jogar água fria da torneira para tirar o excesso da goma, ficando só as bolinhas. Em seguida colocar as bolinhas em saco (pacote plástico) com 2 xícaras de farinha de mandioca torrada da marca Pinduca. Chacoalhar o saco para que as bolinhas se soltem. Está pronta a melhor isca para pescar o ACARÁ.

    ResponderExcluir
  3. Qual tamanho do anzol para pescar esse peixe ? E a linha ideal tem alguma específica?

    ResponderExcluir