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quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Manutenção em carretilha de perfil baixo

Agora falaremos de manutenção de carretilhas de perfil baixo, uma dica que nós pescadores sentimos muita carência, já queria postar essa dica a algum tempo, porém esperei um pouco, para fazer pesquisa e adquirir experiência no assunto, conversei com vários pescadores e o novamente meu amigo Randerson Nagayama me indicou alguns produtos, que quero compartilhar com vocês agora.
Ele também tem um vídeo tutorial sobre manutenção de carretilha de perfil baixo:
parte 1:https://www.youtube.com/watch?v=f49w4T_LNMw&list=TLV_uzW1Q5EHg
parte 2:https://www.youtube.com/watch?v=zx_oaFJw3bE&list=TLV_uzW1Q5EHg&index=7
Caso você não se sinta bem preparado para abrir uma carretilha, mande-a a um técnico especializado, mas com atenção é possível fazer uma boa manutenção na sua carretilha.


Antes de começar quero adverti-los que se forem seguir minhas instruções para manutenção, leiam o post inteiro para depois começar. Não compre materiais antes de ler o post inteiro, pois enfatizarei alguns pontos impostantes sobre os materiais, e sobre manutenção em algumas situações. e algumas carretilhas, podem ter o interior diferente, como uma Shimano, mas principalmente as carretilhas da Daiwa, que seu interior é diferente do que conhecemos, então preste muita atenção, esta manutenção foi feita numa carretilha convencional, a maioria das carretilhas tem o interior assim.
esta lubrificação será para carretilhas que foram para água doce, e que estejam sujas e que necessitem de lubrificação por dentro, já carretilhas para a pesca em água salgada, utilizamos outros materiais.
Para começar vamos aos materiais.
Você vai precisar de:
A planta explodida da sua carretilha
Um jogo de chave de fenda e philips
Uma chave de porca
Bastonete com pontas de algodão
Papel guardanapo
Palito de fósforo
Alicate de bico
Óleo lubrificante multiuso
Graxa azul para rolamentos
benzina













Sobre os materiais

A planta explodida é somente um guia caso você se perca, ou não saiba onde alguma peça está localizada, ele pode te ajudar.
Óleo lubrificante multiuso Singer é muito recomendado por vários pescadores para manutenção em rolamentos, embora tenha uma densidade um pouco alta, deixa o rolamento mais protegido, existem óleos específicos para lubrificar os rolamentos da carretilha, mas são muito difíceis de serem encontrados e são muito caros, mas muitos pescadores usam óleo Singer inclusive eu e nunca tivemos problemas














O ideal é que usemos graxa própria para carretilhas, mas tem um custo elevado e são difíceis de serem encontradas. A graxa que usaremos é a graxa à base de sabão de Lítio, a famosa graxa azul, ela é recomendada por muitos pescadores, por ter base de minerais, e algumas tem propriedades antioxidantes que protegem a carretilha da água salgada, mas fique atento a qualidade da graxa, eu uso a graxa Unilit Blue, o problema é que essas graxas são vendidas em potes de 0,5 kg, eu optei por comprar mesmo assim, mas se quiser, você pode pedir um pouco em alguma oficina.














Usaremos benzina para limpar os rolamentos, para mas também podemos usar diesel, liquido de isqueiro ou querosene, mas o ideal é benzina



















antes de qualquer coisa devo adverti-los que quando formos desmontar a carretilha, temos que deixar as peças em ordem, para que não haja confusão,


Pois bem, vamos começar! essa manutenção foi feita na nova carretilha Brisa GTO 8000 Marine Sports














Primeiro retiramos a tampa lateral juntamente com o carretel,














Para a retirada da tampa lateral, é muito variada, nesse caso puxamos esse pino para fora e empurramos a tampa lateral para cima















E nesse caso apertamos esse botão e empurramos a tampa para baixo














Retire o parafuso que trava uma presilha, lembre-se sempre de retirar o parafuso, depois a tampa, ou a presilha (no caso) e depois retirar a porca, assim não danificamos ambas as peças














Retire a porca da manivela, lembre-se de deixar a chave justa com o encaixe, para não espanar os cantos dela e assim impossibilitando retirá-la novamente ou encaixá-la de novo.
Importante, não use alicates, os dentes dele danificam a pintura e a porca
como essa carretilha tem a manivela direita, a porca afrouxa para o sentido anti-horário
já as carretilhas de manivela esquerda, a porca afrouxa para o sentido horário














Retiramos agora a manivela, repare que logo após temos um disco, ele evita que a manivela toque na estrela de fricção














Agora vamos retirar a estrela de fricção, girando ela para trás, como es estivéssemos afrouxando a fricção














Agora retiramos os discos de pressão














até aqui desmontamos a parte da manivela














Vamos agora retirar os parafusos da tampa lateral














Fique atento, pois alguns parafusos ficam dentro do chassi no encaixe do carretel, nesse caso podemos até ver o buraco usado para rosquear o parafuso, mas por algum motivo ele não veio.














E outros podem ficar atrás da tampa lateral, no chassi, perto do encaixe com a vara, ou ainda na porta de lubrificação














Fique atento quanto aos tamanhos dos parafusos, alguns são maiores do que outros, deixe eles em ordem para não perdê-los e rosquear errado e acabar danificando o chassi ou a tampa lateral
















Logo após a tampa deve sair sem nenhum esforço, caso ela não saia, examine a planta explodida, e veja se algum outro parafuso prende o chassi. quando for retirar a tampa vire ela para cima e retire lentamente, assim como na foto, isso para evitar que as peças acabem caindo ou as molas acabem voando.


























Aqui temos a tampa lateral que veio com o rolamento anti-reverso, prefiro deixá-lo ali, pois ai não tem confusão quanto ao lado, mas se quiser retire para fazer a manutenção que falarei mais para frente, mas por enquanto deixe-o ali, mais para frente falarei sobre o lado correto, também vemos um rolamento na tampa lateral, que faremos revisão mais para frente














Voltemos para a carretilha, ela está nesse estado em que vemos, agora retiramos a coroa e os discos, etapa que merece muita atenção














Vamos agora retirar todos os discos, para ficar mais fácil de mostrar a ordem dos discos e engrenagens, vamos lá, devemos tirar tudo com o a mão, tome cuidado para não cair, pois se a coroa for danificada, a carretilha já era.














Muito bem, vamos á ordem dos discos














Primeiro retiramos uma placa que pode ser em Aço Inox, ou Alumínio.















Retiramos um disco diferente, esse é o disco de freio














Agora temos a coroa














Fique atento atrás dela vem mais discos, e engrenagens














No caso, atrás da coroa vem esses 2 discos














Aproveitando que estamos falando de discos de freio, algumas carretilhas com custo mais elevado podem vir com multidiscos, isso é feito para deixar o freio mais forte, mas não se preocupe, geralmente esses discos são alternados entre Alumínio (que também podem ser em Aço) e Carbono, como mostra os discos da Venator













Vamos retirar o pinhão e seu suporte agora, Após retirarmos vemos esta engrenagem, que é o pinhão em si, e seu suporte, nota-se que ele é reforçado com um encaixe de aço inox, essas molas também auxiliam o botão de desarme














Agora vamos retirar o eixo, para isso devemos retirar os 2 parafusos de seu suporte. Ali vemos um rolamento, geralmente ele é apenas acrescentado para carretilhas com mais de 6 rolamentos, e não se sente tanta necessidade de estar tendo manutenção, mas se caso você queira a carretilha mais macia é bom ele ser lubrificado.














Após retirar todas as peças que mostramos, veja que todas as peças estão em sequencia, isso é importantíssimo para a remontagem, vejam que o lugar que uso é bem espaçado, isso também ajuda














Aqui nessa engrenagem, é a responsável pela distribuição de linha, atrás dela temos outro rolamento, eu não o lubrifico, pois é muito trabalhoso para retirá-lo e é arriscado, pois devemos retirar o devanador, o distribuidor de linha e nisso, a peça pode desgastar.















Retire com muito cuidado com uma chave














Agora pegamos um palito de manicure e introduzimos no buraco do rolamento e então mergulhamos ele na benzina para limpá-lo














Giramos com o polegar, até perceber um giro contínuo próprio do rolamento, se ele estiver roçando, mesmo depois de muita limpeza, ele está danificado














Então recolocamos ele no lugar e pingamos uma gota de óleo Singer














recoloque o eixo no lugar, ele tem um lado correto, como podem ver, a parte arredondada fica para baixo.
















para engraxar, pegue uma pequena quantidade de graxa com um com o palito de fósforo














Agora vamos engraxar toda a carretilha capriche na quantidade, mas também não vá exagerar.














Um local que deixa a carretilha mais macia, é o botão de desarme, coloque graxa em tudo ali.














No outro lado também














Agora encaixe o pinhão, não se preocupe com o lado, pois ele tem um encaixe perfeito no lado de cima, que impede o pinhão de ser colocado de maneira errada, como se pode ver na foto, encaixe também as molas


























Já estamos nessa fase, agora vamos recolocar a coroa e os discos, antes de encaixar a engrenagem, limpe-a bem com um papel toalha.














Vamos encaixar a engrenagem responsável por travar o carretel, os dentes da peça devem ser encaixados deste modo, se forem colocados ao contrário, o carretel não trava.














Agora vamos limpar bem o disco de freio, eles tem uma melhor performance secos, para não escorregar.caso a carretilha esteja liberando a linha aos trancos, engraxe levemente com graxa teflonada




















Coloque na sequência do eixo, como na foto














Agora limparemos a coroa, detalhe, atrás dela, podemos limpar com papel guardanapo














Já na frente, prefiro limpar com um os bastonetes de algodão, pois acomoda melhor nas paredes, e deixa mais seco como podem ver














Para encaixar a coroa, devemos colocar a parte dos discos para cima, como visto aqui, é ali que se acomodam os discos de freio, caso a a peça esteja muito suja, limpe essa peça em água doce corrente e escovando com uma escova de dentes dura, depois é melhor deixar secar e repetir o processo de limpagem da graxa descrito acima














Agora limparemos o disco maior, no mesmo processo, do outro, secando bem no papel guardanapo, lembrando que estes discos são de amianto, então funcionam melhor secos, caso os discos da sua carretilha sejam em teflon ou carbono o melhor é aplicar uma fina camada de graxa teflonada, outra coisa interessante para conservação desses discos é deixar a fricção da carretilha solta, pois estes discos tendem a diminuir de tamanho por causa da pressão














E então acomodando ele dentro da coroa














Agora vem o disco de pressão, secamos ele também, para evitar que ele transfira a graxa dele para o disco de freio,














Vejam que ele teu um chanfro, esse chanfro fica para cima, como na imagem














Agora vamos engraxar a coroa, com graxa azul, com a ajuda de um palito de fosforo















Antes de fechar, vamos fazer a manutenção da tampa lateral














Como podemos ver, carretilhas com mais de 8 rolamentos, podem ter um aqui no botão de ajuste fino,



nesse caso removemos essa trava com a ajuda de uma faca e retiramos o rolamento pelo lado de fora, mas algumas carretilhas, ele pode sair por dentro da tampa















Uma observação é que mesmo fazendo força, ameaçando a tampa quebrar, não consegui remover o rolamento dali, então acabei deixando, e fazendo sua manutenção dele ali mesmo.
Faremos assim, encharque um bastonete de algodão com benzina e pingue no rolamento, vá testando o rolamento com um palito, até perceber que ele está livre, e deixe o rolamento secar por uns estantes






























pingue tambem uma gota de óleo dentro da tampa do ajuste fino














Então pingue uma gota de óleo no rolamento, então coloque a trava e rosqueie a tampa do ajuste fino novamente














Sobre o rolamento anti-reverso, já comentei, que é melhor deixá-lo na tampa da carretilha, para não confundir o lado, nesse caso eu não consegui retirá-lo, mas caso você se perca, o lado recoberto por metal fica para fora como na foto.














Enquanto o lado descoberto fica para dentro




















Agora passe um pouco de graxa dentro do rolamento de roletes, por sinal ele é o único rolamento que é lubrificado com graxa














Antes de colocar a tampa, repare que esta peça tem um chanfro, esse chanfro é encaixado pelo lado de fora da carretilha, como na foto




















Agora colocamos esse disco que protege o rolamento














E então colocamos a tampa lateral e recoloque os parafusos














E agora veremos que esses discos são curvados, eles vão encaixados dessa forma na carretilha, um contra o outro



























Então colocamos novamente essa engrenagem














Quando for colocar a estrela de fricção, preste atenção se ela esta reta, e se a rosca não está errada.














Antes de prosseguirmos, vamos fazer uma manutenção na manivela e nos knobs














Primeiro devemos retirar essa tampa que recobre o eixo














Agora vemos que ali temos um parafuso, atenção, algumas carretilhas tem um eixo sem parafuso, como na imagem, isso porque ali não há rolamento nenhum, mas nada impede de lubrificá-lo com óleo sem desmontá-lo
















Retiramos o parafuso e vemos que ali temos um rolamento, ele geralmente só está presente em carretilhas com mais de 6 rolamentos














Mergulhamos o rolamento na benzina e fazemos a manutenção usual de girá-lo com o polegar para escutar seu barulho.














antes de recolocar o knob no lugar, devemos limpar com um bastonete o interior do knob














Recolocamos o rolamento, o parafuso e o knob no lugar, e então pingamos uma gota de óleo














E repetimos o processo no outro knob

Após feito isso, recolocamos a manivela e apertamos a porca para o sentido anti-horário, caso a carretilha seja de direita, se ela for de esquerda, ela aperta paro o sentido horário, não aperte muito, somente aperte para deixar a manivela firme e para que o buraco do parafuso encaixe no buraco













Recoloque a presilha e aperte o parafuso














Agora vamos voltar nossa atenção ao carretel, pegue um bastonete de algodão, encharque de querosene e pingue algumas gotas no rolamento do eixo do carretel, e vá testando com  dedo, até perceber que o rolamento está livre














Após perceber que o rolamento está livre, espere secar, e pingue uma gota de óleo














antes de recolocar o carretel, retire o excesso de graxa com um palito de manicure revestido com papel guardanapo nas laterais e no pinhão. isso para evitar que a graxa entre no rolamento do carretel, que por sinal é o mais importante no arremesso














Recoloque o carretel no chassi e voltemos nossa atenção a tampa lateral do freio.














retire a trava que prende o rolamento da tampa com uma faca e segurando a trava, para que ela não saia voando














Para que o rolamento saia, da tampa, você pode usar uma chave e empurrá-lo para fora, ou bater a tampa num papel toalha, tome cuidado para não danificar o rolamento nem a tampa



























Coloque o rolamento no palito e mergulhe na benzina, gire com o dedo para liberar o rolamento e espere secar.



























Enquanto isso limpe a caixa do rolamento e pingue uma gota de óleo dentro, isso para evitar o atrito do rolamento com a peça















Após isso recoloque o rolamento e a presilha














e lubrifique o rolamento














Eu gosto de colocar 2 gotas de óleo nas bordas do freio centrífugo para evitar a frenagem das buchas provocar um som, hoje, algumas carretilhas vem com esse óleo especialmente projetado para isso.














Agora passe graxa no eixo do distribuidor de linha, e capriche, pois essa peça sofre muito atrito, principalmente no bait-casting














Agora com um pano macio limpe toda a carretilha, pois ela vai ficar escorregadia por causa da graxa e do óleo














Depois disso a carretilha está pronta pra mais uma pescaria














antes de qualquer coisa que você faça depois da lubrificação da carretilha, lave muito bem as mãos














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13 comentários:

  1. Adorei seu post, excelente trabalho. Gostaria de conhecê-lo para me ensinar alumas coisas para manutenção das minhas carretilhas. Abraço e sucesso!

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    1. qualquer dúvida sobre manutenção, estamos aqui para ajudá-lo ;)

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  2. preciso de 1 knob completo para carretilha mariner brisa 1100 (knob, com os 2 rolamentos, a bucha e pino do eixo).

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    1. meu e-mail é franciscorodriguespaiva@gmail.com
      precis de 1 knob completo.

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    2. não vendemos o item, infelizmente, carretilha pessoal :(

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  3. Maravilho seu trabalho amigo! Imagens e explicações perfeitas. Costumo usar graxa teflonada nas engrenagens será que há algum senão ou é melhor? Abraço.

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  4. vc pode me passar sue email para tirar uma duvida ?

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  5. Excelente trabalho e explicação, parabéns!! Caso alguém de Maringá precisar de limpeza e manutenção só ligar 44988351350. Abraço!

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  6. Como posso fazer Pra deixar minha daiwa tatula tws suave novamente, na horado recolhimento ela esta fazendo barulho na hora do recolhimento parece um trator, sera que a coroa esta com sujeira pois faço as limpezas de acordo mas o barulho não consigo retirar.O que pode ser ?

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