Marcadores

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Tarpon - O prata que vale ouro

Como peixe do mês teremos o Tarpon, o rei de prata, considerado o troféu genuíno, qualquer pescador já se impressionou pela beleza dos saltos do Tarpon.
Sua beleza é formidável, sua cor é prateada, com escamas grandes e reluzentes. seus olhos são grandes, e o corpo tem forma de torpedo.
Vamos para as dicas!!!
Uma forma eficaz de localizar os peixes é pelo Rolling, quando ele sobe para respirar ar da atmosfera, que por sinal é o único peixe marinho que faz isso.











Também podem ser localizados na caça, formam cardumes, predando espécies de peixes menores, formando um frenesi na superfície, podendo até saltar fora d'água.
Os Tarpons são encontrados em toda a costa nacional, até nos mangues.
Para falarmos dos Tarpons, falaremos sobre 2 estágios diferentes, os Baby Tarpons, e os Tarpons adultos.
baby-Tarpons












Também chamados de Camurupins, são mais comuns nos mangues e raramente ultrapassam os 10 kg, são os filhotes do Tarpon, que depois saem dos mangues se transformam em gigantes com mais de 120 kg.
exstem alguns casos de Tarpons gigantes que nadam para os mangues para caçar, e se reproduzir, assim podemos fisgar exemplares gigantes ali, mas focaremos para a pesca de Baby Tarpons. Podemos arremessar rente a raízes de árvores, em alguns casos ele pode chegar a fazer o Rolling no mangue, visualize-o e então arremesse sua isca perto dele.















Os Tarpons também são encontrados em cardumes no meio do mangue, para isso devemos arremessar as iscas ali, mas como saber se ele está no meio ou no raso? pelo Rolling!!

Para pescá-lo use iscas pequenas como jigs, camarão, iscas de meia água com até 8 cm, Tarpons preferem caçar presas menores, para fisgá-lo, use garateias mais reforçadas, mas fique atento ao balanceamento da isca que deve ficar o mesmo.
No fly, devemos atar Streamers de até 10 cm e apresentar ao peixe com movimentos realistas e puxões curtos.
O equipamento deve ter cerca de 20 a 40 lbs, dependerá do tamanho dos peixes da região
Para fly uma vara de #08 já é o suficiente para uma fisgada eficiente na boca óssea do príncipe de prata.
Não se esqueça de um líder  de fluorocarbono ou nylon de no mínimo 0.60 mm, já que sua boca é cheia de dentículos, formando uma placa cortante e afiada.
Tarpons









Na busca por Tarpons adultos, ela é feita geralmente no oceano, principalmente em locais como Florida ou Costa Rica, mas nada impede de ir atrás deles aqui na costa brasileira, Também são encontrados nos mangues, onde se reproduzem.



















Para pescá-los no bait casting use equipamento médio-pesado, com carretilha de perfil baixo, com boa capacidade de linha e bom drag, essas carretilhas podem ser usadas na pesca de bait casting, com hélice, popper, jig, meia água, etc, também podemos usá-las na pesca de corrico com jig ou iscas de barbela
No corrico as de perfil redondo para pesca média são ótimas, use uma com capacidade de linha alta e drag de qualidade.
Se preferir molinetes, é obrigatório um carretel em alumínio e componentes de alta qualidade, use modelos que comportem muita linha e que tenham um bom drag.
Sendo assim as iscas devem ter de 12 a 30 cm e garateias super-reforçadas, de alta qualidade, os modelos menores atiçam mais o instinto caçador do Tarpon, pois ele prefere caçar peixes pequenos, então compre iscas de boa qualidade e reforce os anzóis.
Como puderam ver, a pesca de iscas artificias se usa equipamentos de 30 a 50 lbs
Também na modalidade de bait casting, as linhas de multifilamento são obrigatórias, por causa da baixa espessura, alta capacidade de tração e pouca elasticidade. opte por linhas de 30 a 45 lbs.
O líder de fluorocarbono ou nylon deve ser de no mínimo 1 metro e espessura entre 0.90 mm e 1,40 mm, vai depender da violência do peixe.
A vara deve ser comprida, de no mínimo 2,10 m e ter resistência entre 30 a 50 lbs, e ter componentes de alta qualidade.
Para localiza-lo, use sonares, ou observe a água, veja se os Tarpons estão subindo para respirar ou caçar, se não, o corrico é a melhor opção, porém a maioria dos guias sabem onde os Tarpons se acumulam, então ter um guia experiente é essencial.
Já na pesca com iscas naturais, o conjunto pode ser mais reforçado em torno de 40 a 80 lbs, e a carretilha deve ser de perfil redondo, a linha deve ser multi de 60 a 150 lbs. anzóis circulares são ótimos, pois se encaixam mais facilmente na boca do peixe, além de ser mais difícil de o peixe cuspir.
As iscas podem ser pequenas, como Tainhas, Sardinhas, Achova, etc
No fly use varas de #10 a #12 pois a fisgada é mais eficiente e proporciona brigas mais curtas e menos cansativas, as iscas devem ser Streamers pequenos e discretos, arremesse e recolha lentamente com puxões curtos.
lembre-se que em qualquer modalidade, afrouxe a linha durante o salto, temos uma dica para evitar que o gigante escape clique aqui e veja
agora confira uma dica para a pesca do tarpon!!!!!!
Quando pescamos Tarpons, é comum eles cuspirem a isca artificial nos saltos, ou até mesmo nas brigas, para evitar isso, devemos usar anzóis simples na traseira da isca, isso facilita uma fisgada mais eficientes, e evita que o peixe escape, mas fique atento ao balanceamento da isca artificial.















Render um Tarpon com vara e linha, é o sonho de qualquer pescador













Curta a nossa page do Facebook:
https://www.facebook.com/pescaria.de.dicas
E se inscreva no canal:
https://www.youtube.com/channel/UCTrXbuSMeoeGTbOETLF6R9w

Um comentário: