Marcadores

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Preservem hoje, pesquem amanhã! - como praticar a pesca esportiva

Neste post falaremos sobre preservação, sim é um tema um pouco chato para os leigos e pescadores que vivem deste esporte que gostamos tanto, mas venho conscientizar vocês amigos pescadores da importância deste tema:


Na prática do pesque-e-solte ou pesca esportiva, temos várias vantagens e curiosidades que vou abordar aqui.
Nesta modalidade os Peixes tem uma nova chance de vida, tomando as devidas precauções, nossas capturas podem viver novamente por muito tempo, se reproduzindo e dando origem a novos espécimes que futuramente se reproduzirão e darão origem a mais peixes e...por aí vai..., aqui vale ressaltar que algumas espécies de Peixe podem ultrapassar os 100 anos de idade, imaginem o quanto estes animais se reproduzirão e darão vida a novos Peixes!

Com o pesque-e-solte nós ajudamos com o equilíbrio ambiental, desta forma, a relação predador-presa permanece igual, sem o desequilíbrio de uma espécie.
Um dos maiores exemplos de preservação da ictiofauna preservada em nosso continente, é a Argentina, à anos atrás numa região conhecida como "Corrientes" na Argentina, foi declarada protegida, e até hoje 20% da economia da Região se baseia no turismo voltado à pesca esportiva, sabemos que a Argentina é um país que compete igualmente ao Brasil com a economia, e nossos "Hermanos" podem nos dar uma lição em preservação, mesmo sendo um país emergente, e nosso país é rodeado de riquezas em espécies de peixes, só para se ter uma noção da variedade, somente na bacia Amazônica existem mais espécies de peixes que no oceano Atlântico inteiro!
Como preservar?
Muitas pessoas dizem praticar a pesca esportiva, mas na verdade estão praticando a pesca predatória, muitos pregam que devemos fazer, mas como fazer?
Para uma pesca saudável temos que prestar atenção em alguns detalhes:
Lembre-se, Peixes respiram através da água, não do ar.
Seus corpos não suportam determinadas temperaturas, seus corpos são úmidos, juntando-se tudo isso, devemos evitar colocar o peixe fora d'água por muito tempo, faça uma experiencia, veja quanto tempo você consegue prender a respiração, e agora veja quanto tempo seu Peixe fica fora d'água, pense no quanto ele sofre, seja breve com o animal fora d'água, tire suas fotos e pese e o coloque de volta na água, se demorarmos demais, ele fica estressado e acaba morrendo.

Evite colocar o peixe em locais secos.
O chão ou barco, esses lugares esquentam e retiram a mucosa do corpo do peixe.
Use anzóis sem farpa.
Eles não machucam o peixe na hora da fisgada e na hora de retirá-lo, será fácil, já que não terá fisga tendo resistência na carne do Peixe.


Use o alicate de contenção de forma correta
Algumas pessoas podem usá-lo de forma indevida e machucar a boca do peixe, usando da forma errada, a boca do peixe é seriamente danificada.
(maneira correta de se usar seu alicate)
(maneira errada)

Segure sempre o peixe na horizontal
Se colocarmos o corpo do peixe de forma vertical, alteramos o campo gravitacional do peixe, é quase como se nos colocássemos de cabeça para baixo na gravidade zero (já que o corpo dos peixes está acostumado a  flutuar numa força chamada empuxo) e se colocarmos o peixe de forma vertical, seus órgãos irão para baixo, correndo o risco do animal sofrer uma grave hemorragia interna.
(forma correta)
(forma errada)

Use equipamento equilibrado com o peso do seu peixe
Usar uma tralha muito leve, para fisgar peixes muito pesados, pode acontecer de o animal sofrer uma descarga letal de adrenalina, fazendo com que eles tenham uma deficiência imunitária grande, ou morrer por cansaço.


Mas e a prova da captura?
Ainda hoje, conhecemos as famosas "história de pescador" que são contadas por nós e as pessoas acabam duvidando, mas com o avanço da tecnologia, hoje temos fitas métricas, Câmeras de alta resolução em seu próprio celular, redes sociais, compartilhe a foto real de seu troféu.
não é necessário que soltemos todos os peixes, eu mesmo adoro carne de peixe, é um dos alimentos mais saudáveis que existe, se quiser levar um exemplar para comer, leve o que for comer, leve o quanto sua família come, não mate peixes por esporte, e cumpra as medidas que foram propostas no país.

Fazendo essa prática, ajudaremos muito nossa ictiofauna a se recuperar!
solte isto hoje

para pescar isso amanha!


Nenhum comentário:

Postar um comentário