Marcadores

sábado, 6 de dezembro de 2014

Lambari

Vamos à mais uma espécie de peixe do mês, nesse caso temos literalmente um pequeno gigante, o Lambari
O Lambari talvez seja o peixe mais comum de nossos rios, super-esportivo esse peixinho que talvez seja o primeiro de muitos no futuro é esperto, porém curioso, e conquistou o coração dos pescadores brasileiros, sua cabeça é pequena e tem olhos bem bem grandes, sua cauda tem forme de V e pode ser amarelada, vermelha ou alaranjada, e tem alguns raios esverdeados que partem da cauda até os flancos e um raio preto na cauda, parecido com aqueles que encontramos nos Dourados e sua cor é esverdeada no dorso e prateado no corpo e uma mancha preta arredondada ou alongada no flanco, perto das brânquias.
Eles são muito usados na pescaria de isca viva para Dourados, Traíras, Surubins, Tucunarés e outros.
pois bem vamos à pesca, desse peixe adorável
















Para pescá-lo, procure fazer uma ceva antes, deixar painço de molho por um dia e depois jogar em pequenos punhados funciona muito bem, após isso fazer uma massa com farinha de trigo com suco em pó e ferver funciona muito bem, embora já encontremos massas próprias para a pesca do Lambari em casas de pesca, outra isca que funciona muito bem é o Sabiki, que é usado na pesca marítima, mas o Lambari aceitou muito bem em água doce.
O local pode ser desde pequenas corredeiras até um remanso, geralmente os lambaris ficam em locais pequenos, não em rios grandes, pois teriam problemas com predadores, então procure um lugar pequeno como açudes e afluentes pequenos.













Para o equipamento, o mais comum é usarmos a velha companheira vara de bambu, utilize varas finas e compridas de até 5 metros, a linha não pode ultrapassar os 0.20 mm. e o anzol deve ser o menor encontrado, os conhecidos "mosquitinhos", as boias são essenciais para pescá-lo, já que são espertos para roubarem a isca, não é necessário usar chumbos.
A técnica consiste em arremessar a isca perto da ceva e esperar a boia "pular" nesse momento fisgue imediatamente, pois eles roubam a isca facilmente













Para a pesca com micro-molinetes use varas de 4 lbs e de 5 a 8 pés. as linhas devem ser de mono e não passar dos 0.15 mm. use boias pequenas, as menores que encontrar, e um anzol bem pequeno e novamente o chumbo não é necessário.
Apesar de utilizarmos molinete, não é necessário usar chumbo, solte uma certa quantidade de linha e arremesse com a mão, e espere a boia "pular" e então fisgue.
Para a pesca com fly utilizaremos varas de #0 a #3 com carretilhas bem pequenas, e linhas flutuantes, com líderes de nylon entre 0.15 mm. a 0.20 mm.














As iscas devem ser minúsculas e devem imitar pequenos insetos e larvas, para dar peso, coloque uma pequena cabeça de metal na isca, e recolha lentamente e continuamente.
Também podemos pescar lambaris com iscas artificias, principalmente o Lambari-Guaçu, o maior da espécie. a tralha deve ser a mesma que o micro, mas devemos usar iscas artificiais de meia água de 2 a 5 cm. com anzois adaptados.
cuidado com o pesque e solte, apesar do Lambari ser comum, já está desaparecendo em algumas partes dos rios, ao soltar esteja de mãos molhadas e seja breve com ele fora d'água, use anzois sem fisga e tire o anzol cuidadosamente e imediatamente o solte, pois morrem com facilidade
Escolha sua técnica e divirta-se:
Curta a nossa page do face:

Curta a nossa page do Facebook:
https://www.facebook.com/pescaria.de.dicas
E se inscreva no canal:
https://www.youtube.com/channel/UCTrXbuSMeoeGTbOETLF6R9w

Nenhum comentário:

Postar um comentário