Falaremos sobre outra carretilha dessa vez, a carretilha Brisa GTO 8000
Para começar, seu design é muito bonito, as cores preto, cinza e vermelho combinaram muito bem, mas fique atento, pois o preto é mais claro que o convencional, um preto-marmorizado bem escuro.
Comparando com a antiga Brisa GTO 8000 a maior evolução foi o peso, que antes era de 243 g. agora é 198 g. seguido pela velocidade de recolhimento, que antes era 7.1:1 agora é 7.3:1, e mais detalhes internos, que falaremos adiante.
O acabamento é perfeito, quase não se nota rebarbas nas esquinas do chassi com as tampas laterais, e sua pintura é bem resistente.
Outro detalhe foi que a tampa de lubrificação rápida, foi removida.
Ela tem o perfil extra-baixo, que fica bem baixa na vara e bem encorpada na mão no trabalho das iscas e no trabalho do peixe.
Suas especificações são:
Vamos abri-la e testá-la.
A relação de recolhimento é 7.3:1 igual a informada pelo fabricante, e recolheu 80 cm. por volta completa na manivela, essa velocidade, foi boa para trabalhar iscas de superfície como hélice, ou popper, a única isca que tive dificuldade a trabalhar foi a zara, pois a velocidade é muito alta. mas iscas de meia-água, fundo, softs, jigs, etc, não tive dificuldade de trabalhar, para iscas que necessitam de um recolhimento mais lento e trabalho simples, ou o peixe ficava mais lento, era somente diminuir a velocidade de recolhimento da manivela, mesmo assim, a zara não teve bom rendimento.
Segundo o fabricante, são 7 rolamentos de esferas, e 1 de roletes, e aqui estão eles, deixam a carretilha extremamente macia, sem trepidação alguma.
O carretel é de alumínio anodizado para evitar corrosão.
E as tampas laterais e o chassi são em grafite, o que a deixa relativamente fraca, indicada para peixes de pequeno e médio porte.
A manivela com infinito anti-reverso é extremamente eficiente, o carretel não tem folga nenhuma quando giramos a manivela.
A manivela mede 9,5 cm. Um tamanho comum para manivelas atuais, devido a redução de peso.
Os knobs são emborrachados e anatômicos, para mim, o formato é bom, mas são muito finos, mas nada que altere o conforto
A carretilha vem com ponto a ponto no star-drag e no botão de ajuste fino, a da estrela é bem eficiente para o que é proposto, porém o do ajuste fino, tem uma certa folga quando se recua, o freio magnético, vem com 10 pontos, com ajustes intermediários sendo 27 pontos no total.
Como no modelo antigo, a carretilha Brisa GTO vem com o DBS, falando do freio centrífugo, anteriormente, ela vinha com 6 pinos, agora vem com 4, achei isso muito ruim, afetou o rendimento do freio.
o freio dessa carretilha é muito interessante, falando do centrífugo, ele com apenas 2 pinos rendeu ótimos arremessos longos que exigem força, mas com arremessos "curtos" sem força e precisos já apareceram cabeleiras, para amenizá-las acionei os 4 pinos, mas a distancia foi afetada. Para situações de vento contra, apenas afetou a distância do arremesso longo
Quanto ao magnético teve ótimo rendimento no ponto 5 a 5,5 para arremessos curtos sem força e precisos, já para arremessos longos que exigem força, cabeleiras apareceram até no ultimo ponto do magnético.
situações de vento contra, nada foi afetado no arremesso preciso e curto.
Esses testes foram realizados com iscas de 10 a 15 g. Esta tem uma maior vantagem com iscas acima de 8 g.
A vara usada, foi uma vara Marine Sports Sensor de potência rápida, de 1,55 m, com linha monofilamento 0.33 mm.
A distância do arremesso foi impressionante, de até 41 metros para iscas de 25 g. E 38 a 35 metros para iscas de 10 g.
Capacidade de linha, foi reduzida ao extremo, em comparação ao modelo antigo, anteriormente, eram 110 metros de linha 0.37 mm.
Agora a capacidade de 110 metros foi para linhas de 0.30 mm, praticamente obrigando o pescador a usar uma multifilamento de baixo diâmetro.
O drag informado é de 4,5 kg, testando num alicate-balança, esta informação foi aprovada, como podem ver aqui, condizendo com a realidade. Além disso seu drag é extremamente macio, sem solavancos,
agora um zoom pra maior visualização.
Agora, veremos esta carretilha por dentro, e analisar suas peças.
Para a retirada da tampa lateral é necessário puxar este pino para fora e girar a tampa para cima.
na foto, podemos ver que o eixo é vazado, feito em alumínio. Diferente do modelo antigo que é maciço, o eixo vazado aliviou muito o peso
Os discos de freio são compostos de amianto e o de apoio da coroa é de cerâmica, e os que fazem pressão no amianto é de aço inox.
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Coroa feita em bronze.
Guia de linha feito em cerâmica, a do modelo antigo era em titânio.
Sistema de trava e destrave do carretel, reforçado com metal.
Suporte do pinhão reforçado com inox, isso é praticamente obrigatório para carretilhas de recolhimento alto, para evitar o atrito do pinhão com a peça.
Então é isso amigos, até a próxima dica, caso de duvidas e sugestões deixem nos comentários.
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Amigo vc acha que essa carretilha aguenta 4 anos de uso??
ResponderExcluirFazendo as manutenções corretas dura a vida inteira! :)
ExcluirBoa tarde tô querendo trocar os rolamentos para de cerâmica mais não tenho as dimensões, você saberia?
ResponderExcluira grande maioria dos rolamentos são feitos em série, então a grande maioria dos que você encontra no mercado livre compativeis com titan, venator, brisa, etc servem nesta
ExcluirBoa tarde! Belo post. Saberia me dizer onde vai a arroela que parece uma engrenagem? Não tenho mais o manual e estou com dificuldade para montar depois de limpar.....
ResponderExcluirfranciscommartins@hotmail.com
Este comentário foi removido pelo autor.
Excluirhttps://pescariadedicas.blogspot.com.br/2014/11/manutencao-em-carretilha-de-perfil-baixo.html
ExcluirBoa noite!Está carretilha é otima, tenha uma 7.1.1 a muitos anos.
ResponderExcluirVc acha que ela aguenta tambas de pesqueiro ?
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