Marcadores

quarta-feira, 9 de março de 2016

Review Molinete Marine Sports Tiga 400

Em nosso segundo Review de molinete, estaremos analisando o perfil do molinete Marine Sports Tiga 400, molinete ultra-light com ótimo custo benefício.



Quem trouxe esse molinete para mim, foi o André da Pantanal Variedades, para quem quiser entrar em contato, é só acessar o link: https://www.facebook.com/Pantanal-variedades-1506689249563435/?fref=ts


O Tiga é disponibilizado em 2 modelos com fricção dianteira, o 400 e o 600, mudando apenas a capacidade de linha e o peso


Quando abrimos a caixa, vemos a ausência de um manual de instruções, a planta explodida é gravada na tampa da caixa e está muito pequena, dificultando a diferenciação das peças e o nome das respectivas peças estão em Inglês





Quando abri a caixa, me surpreendi com o molinete, ele é bem mais bonito que eu imaginava, vários detalhes Cromados que eu não esperava, combinados com um cinza fosco e quando chegamos bem perto, vemos pontos de purpurina com a tinta, além do carretel cor de Alumínio.







A caixa é esta: e as especificações são as seguintes:





Molinete para a pescaria Ultra-light
Tamanho: 400
Sistema de 4 rolamentos sendo 3 em esferas de aço não marinizado (não foram tratados contra corrosão) e mais 1 em roletes
Manivela de alumínio
Carretel de arremesso longo
Sistema Balanceado
Relação de recolhimento: 5.2:1
Carretel de alumínio
Freio com regulagem ponto-a-ponto
Manivela com infinito anti-reverso
Tração máxima de frenagem: 3 kg
Capacidade de linha: 0.15 mm. : 100 m.
Procedência: Chinesa


Quando pegamos no molinete ele realmente é muito pequeno, cabe na palma da mão de uma criança e tem a aparência de ser muito durável. Sua maciez é razoável, você consegue até sentir o giro das engrenagens e dos rolamentos, mas não é nada que incomode.


Manivela Cambiável (que pode ser usada em ambos os lados)


O parafuso que prende a manivela vem com uma bucha Hexagonal que prende a coroa do lado oposto da manivela, assim ela elimina qualquer folga que poderia desgastar a peça.


O bail é feito com uma peça de aço, bem larga, que facilita que a linha volte para o distribuidor, porém quando vamos travar a peça com a manivela é impossível, a mola é muito fraca e fica duro, obrigando o pescador a armar o bail com a mão.


O ponto-a-ponto desse molinete é muito mal-construído, tanto que depois de algumas pescarias, ele quebrou, não influenciou nada no funcionamento do molinete a única coisa é que quando for pescar o molinete não terá o ponto-a-ponto do ajuste do freio.



O guia-fio aparentemente é feito em Titânio, o que diminui o atrito da linha com a peça. além disso, ele não vem com rolamento para diminuir a torção da linha, vem com uma bucha, outro detalhe é que a linha já deu uma "lixada" na parte de grafite da lateral do guia-fio.



O freio é construído em 3 discos de alumínio e 3 em material fibroso, que totalizaram em 4,5 kg de Drag, 1,5 kg a mais que o que o fabricante informa, é claro que esse drag de 3 kg é o ideal para se trabalhar com esse molinete, apertar o freio no máximo é risco de quebrar o molinete.


O carretel é completamente feito em alumínio, e aliviado nas laterais.





Diferente do sistema de ponto-a-ponto do freio, o alarme de saída de linha do molinete é bem durável feito com um sistema de molas. O barulho de tomada de linha desse molinete é estridente e muito gostoso ouvir o molinete cantar!!! 


Quanto a capacidade de linha, abasteci o molinete com linha 0.15 mm. e couberam 120 m. com linha 0.20 mm. couberam 92 m. 


Sua borda é invertida, o que dá mais suavidade na soltura da linha durante o arremesso, gerando mais distância e exigindo menos da linha.


Eixo em aço inox



No bail existe uma peça de chumbo acoplada a ela, para seu balanceamento.


Este é o tão falado rolamento anti-reverso colocado em molinetes



Ele realmente retira toda folga da manivela, e o considero melhor que os das carretilhas, algo que senti falta foi a planta explodida desse rolamento na planta do molinete, e caso alguém precise da planta do rolamento aqui está ela.


O miolo é introduzido nessa direção.



Os roletes ficam encaixados assim:



Este é o pinhão feito em bronze com seu rolamento.
A coroa é em antimônio, um metal comum para a construção dessa peça nos molinetes.


Quando for apertar os parafusos do rolamento Anti-reverso, não aperte até "tirar suco" deixe uma leve folga, para que a manivela fique macia ao recolher.


Quando desmontei o molinete, notei que um de seus rolamentos, o que dá apoio para o pinhão mostrou sinais de ferrugem, apenas o retirei, coloquei ele no Óleo Diesel por 2 horas e então comecei a limpá-lo, a ferrugem só corroeu a parte externa, mas quando você for comprar este molinete, eu recomendo que você abra ele e o lubrifique completamente, nesse rolamento citado, eu passei graxa e nunca mais tive problemas com ele (quando for lubrificar seus rolamentos do MOLINETE, faça a operação com graxa, já que diferente da carretilha, nenhum rolamento tem grande rotação no arremesso, eles apenas são usados na maciez do equipamento, o ÚNICO rolamento que deve levar óleo é o do distribuidor de linha que deve ser o mais solto possível, para evitar a torção na linha.


Seu corpo e rotor são de grafite, para alívio de peso, já a manivela e o carretel por questão de durabilidade são de alumínio
Sua pintura é bem resistente, quase não se nota riscos na pintura, até mesmo as partes cromadas que geralmente descascam, no Tiga ela é bem resistente a arranhões.



Seu knob é de borracha, seu design é confortável, porém ele é um pouco pequeno, mas para o porte do molinete é até aceitável, porém se o knob fosse maior, o conforto era outro!



Posição do anti-reverso ligado.


Posição desligada.


Para começar, vamos falar de arremesso, o tiga é ótimo, com uma vara de 1,40 m. de ação moderada e um chumbo de 3 g. mais 3 g. da isca, gerando 6 g. no total, seu arremesso foi ótimo, de 17 a 22 metros, com iscas pesadas de 12 g. a distancia aumentou para 27 metros, e com 20 g. a distancia foi para 35 metros de distancia.

O peso desse molinete é de 171 g. sem linha. um peso bom para o porte.

Seu recolhimento de 5.2:1 recolhe aproximadamente 50 cm. de linha por volta completa na manivela, normal para molinetes, com essa quantidade de linha recolhida, só os jigs e as meia-água são trabalhadas bem, iscas de superfície que requerem recolhimento mais alto não é tão aconselhável usar molinetes, a meu ponto de vista o Tiga 400 é um bom equipamento para iscas naturais em pesqueiros, em rios e em represas na pesca de pequenos e médios peixes na modalidade ultra-light tais como: Pacu, Tilápia, Carpas menores, Tucunarés pequenos, Traíras, etc. Já na pesca de grandes Tambacus e Tambaquis ele resiste muito bem à pesca deles, mesmo as fortes corridas, mas cuidado para não ficar sem linha, já que o problema maior é a linha que não suporta tanta tração e não o molinete.


Curta a nossa page do Facebook:
https://www.facebook.com/pescaria.de.dicas
E se inscreva no canal:
https://www.youtube.com/channel/UCTrXbuSMeoeGTbOETLF6R9w

2 comentários:

  1. Obrigado pelas informações, comprei um Tiga 400 esse final de semana e fui direto para o pesqueiro.
    Pegue tilápias de até 1,5Kg.
    Gostei muito do molinete, achei macio, arremessa bem, usei boia de arremesso bem leve e uma vara de 13 lbs e 1,83 metros.
    Super recomendo.
    Atualmente carreguei o molinete com linha 0.14mm de 3,44 lbs aproximando mente 1,56Kg.
    Será um grande desafio colocalocpara pegar Tambas, mas desafio aceito.

    ResponderExcluir
  2. Qual é a especificação do rolamento para que eu possa trocar?

    ResponderExcluir