Marcadores

quarta-feira, 16 de março de 2016

Vara Marine Sports Hunter Fish (cabo de cortiça) by Johnny Hoffmann

 Olá amigos pescadores! desta vez trazemos uma vara muito bem conceituada no mercado Brasileiro, a vara Marine Sports Hunter Fish. Vamos analisar cada detalhe dessa vara e falar seus prós e contras.


Acho que arrisco dizer que todos os pescadores por aí tem pelo menos 1 vara Hunter Fish na tralha; a linha dessas varas atente todas as necessidades dos pescadores, desde iscas artificiais até a pesca em pesqueiros, além de ter ótimo preço.



Ela vem com uma capa de plástico que geralmente os vendedores jogam fora, o meu vendedor André traz as varas todas seladas e muito bem conservadas, até hoje eu nunca recebi uma vara errada ou quebrada, recomendo a Pantanal Variedades de Tupã: https://www.facebook.com/Pantanal-variedades-1506689249563435/?fref=ts


Essa vara na verdade é voltada para a pesca de iscas artificiais, mas eu comprei para usá-la nos pesque-e-pagues, por sua relativa leveza e além disso o material do seu blank de extrema resistência, e ótimos componentes.


Ela vem etiquetada no blank, falando de suas características:



Aqui está as suas características técnicas informadas pelo fabricante, note que ele não tem carga específica para arremesso, por causa de sua construção do blank, o carbono sólido não tem como medir sua carga de arremesso, mas eu indicaria essa vara para uma carga de 8 a 40 g. mas é algo bem opinativo, uma opinião pessoal baseada em testes que fiz.


Esse código é traduzido assim:
Hunter Fish 
Vara de Carretilha 
65 (6'5 pés de comprimento)
1 parte 
Médium Heavy

Comprimento: 1,95 m.
Ação: Média-Pesada
Linha recomendada nylon: 15 - 30 lbs.
Linha recomendada multifilamento: 30 - 50 lbs.
Blank: Carbono Sólido

Agora vamos ao que interessa, que é ver todos os ângulos da Hunter Fish, a começar pelo But cap, que é emborrachado e com um lindo desenho inserido nele.


Seu cabo é de cortiça, extremamente anatômica e leve, outro detalhe em relação ao cabo é que ele vem recoberto por um plástico que assim que você adquirir sua vara, você deve retirá-lo para evitar que a água entre ali e apodreça, em palavras simples, é para deixar a cortiça "respirar".


O cabo tem 35 cm.


Seu Reel Seat é fabricado pela famosa marca japonesa Fuji, renomada fabricante de componentes de vara, o modelo desse Reel Seat é o ACS - 16 sensitve, confira todos os seus ângulos. 




Detalhe para a parte em que a mão fica em contato com o blank, para sensibilidade nos ataques dos peixes.


Este é o front grip feito também em Cortiça anatômica e extremamente leve.


O Front grip tem 5 cm. 


Detalhe do winding check que dá um bom acabamento entre o blank e o cabo.


o cabo no total tem 52 cm. 



Algo que muitos pescadores se questionam é a libragem da vara, porque ela tem dois tipos de libragens? 
Neste caso a vara tem de 15 a 30 lbs para nylon e de 30 a 50 lbs para multifilamento, mas porque? simples de explicar, imagine que para uma linha de monofilamento ter de 15 a 30 lbs ela deve ter de 0.25 mm. a 0.40 mm. uma multifilamento com essa mesma espessura tem entre 30 a a 50 lbs respectivamente. entenderam agora? 


A etiqueta diz o seguinte: 
VARA HUNTER FISH BY JOHNNY HOFFMANN
HUNTER FISH, vara desenvolvida e projetada pelo pescador esportivo JOHNNY HOFFMANN e pela consagrada fabricante MARINE SPORTS.
Construída em fibra de Carbono maciça e componentes Fuji.
A HUNTER FISH proporciona arremessos precisos com o mínimo de esforço. Ótima resistência à abrasão nos passadores no uso de linhas multifilamento em situações que exigem o uso da fricção ao extremo.


Passadores Fuji em óxido de alumínio "new concept" garantem maior sensibilidade, arremessos precisos, equilíbrio e menos torção na linha.
Fixador FUJI, com cabo anatômico em CORTIÇA de alta qualidade que possibilita melhor empunhadura e leveza, não desgastando, nem deformando o cabo durante o uso contínuo.
Em sua construção foi utilizada tecnologia de ultima geração. Blank de fibra de carbono 100% maciço de alta resistência e flexibilidade para situações extremas.


Não use essa vara em fiações elétricas nem em tempestades com raios.


Seu comprimento total é de 1,94 m. Uma margem de erro aceitável, já que alguns blanks podem receber um corte maior e outros menores, então essa margem de erro é aceitável.



Como dito anteriormente seus passadores são Fuji de óxido de alumínio, que diminuem o atrito e dão mais precisão no arremesso.


Repare que vem escrito fuji na pernada do 1º passador.


Seu blank é feito em fibra de carbono maciça, o que une a leveza do grafite com a resistência da fibra de vidro, sendo assim, ela é um meio termo muito bem produzido.



Estes são os passadores da vara: 

1º passador



Em varas de ação pesada é comum se fazer uma cama de linha antes de fazer a amarração para evitar que o passador escorregue na fisgada de um peixe mais forte, nesse caso a amarração foi feita em tom vermelho e deu um toque muito bonito à vara.


2º passador 


3º passador


5º passador


6º passador


7º passador


8º passador


E ponteira Fuji.





O peso dessa vara é de 210 g. Um peso nada fora fora do normal para uma vara desse porte.



A Potência dessa vara é média como mostram as imagens, cerca de 1/3 do caniço se dobra a partir da ponta. 

Por ter essa ação média, ela teve uma boa performance no arremesso, embora isso dependa muito também de carretilhas, linhas e peso da isca, teoricamente varas de ação mais lenta, tem bom impulso com as iscas, principalmente com iscas leves, mas senti facilidade de arremessar iscas acima de 6 g. a vara começou a ter um rendimento melhor que varas de ação rápida do mesmo tamanho. (um detalhe é que a carretilha e a isca foram as mesmas usadas nos dois conjuntos) e o rendimento da Hunter Fish foi bom até os  50 g. a partir daí a vara começou a ameaçar quebrar por causa da sobrecarga de peso no blank. 

Distribuição boa de passadores pelo blank, já que a linha não encosta no caniço em nenhuma parte, mesmo sendo demasiadamente forçada.


Alguns sites de compra a classificam de potência rápida, mas se ela fosse dessa configuração ela dobraria assim: então comparem as as imagens: 



Vou usar essa vara na pesca de fundo em pesqueiros, já que ela é relativamente longa e tem boa sensibilidade, além de seu ótimo peso, sua ação é perfeita para a situação, mas sua matriz é a pesca com iscas artificiais, no qual ela também é muito boa, embora seu peso seja um pouco elevado.

Espero ter ajudado vocês pescadores, e até a próxima dica no blog pescaria de dicas!

Curta a nossa page do Facebook:
https://www.facebook.com/pescaria.de.dicas
E se inscreva no canal:
https://www.youtube.com/channel/UCTrXbuSMeoeGTbOETLF6R9w

Um comentário: