Marcadores

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Review Carretilha Marine Sports Contender GTO Ocean Big Game


(Clique nas imagens para ampliá-las)
Notei que a Carretilha Marine Sports Contender GTO Ocean Big Game (que vou tratar daqui pra frente como Ocean BG) é uma Carretilha muito comum pelos pescadores do Pantanal, Pesqueiros e até pessoas que pescam Tucunas Amazônicos com ela, mas notei reviews muito superficiais dela na internet, mas agora iremos entendê-la muito mais profundamente.




A Ocean BG  veio para competir com carretilhas famosas, como a Shimano, Abu-Garcia, Daiwa etc. ela é super-resistente, bonita, e forte com ótimo custo beneficio.
a linha Contender vem em 4 modelos:

A Contender GTO Ocean

A Contender GTO Ocean Big Game


A Contender GTO Tournament 

















E a Contender GTO Tournament Big Game 
 



Aparência e acabamento.
É uma Carretilha muito bonita com um cinza combinado com azul, chumbo, e alguns poucos detalhes Cromados.














Esta Carretilha que lembra muito a antiga Brisa, e a fronte é parecida com a Lubina, só que muito maior.
















Apesar da aparência, a Carretilha tem rebarbas nas juntas, o que a coloca um pouco abaixo de suas rivais que geralmente tem um bom acabamento, Mas se pensar que ela não é uma carretilha de entrada, ela já está num patamar acima de Carretilhas avançadas.




















Fabricação da Carretilha
Apesar de muitos dizerem que o chassi e as tampas laterais são em Alumínio, apenas a tampa lateral da manivela e o chassi são em alumínio, a tampa lateral dos freios é de grafite.


O guia de linha de todos os modelos são em Titânio, o que evita a abrasão com a linha, achei isso muito eficiente, inclusive parece ter uma boa camada de Titânio, o que aumenta a durabilidade da peça.














Algo que notei também é que a peça que cobre o devanador de linha também é em Alumínio, e não em grafite como a maioria das Carretilhas.

O botão de desarme do carretel é em Alumínio, isso também aumenta a durabilidade das peças da Carretilha, alem de deixar com um bom aspecto, ele também vem emborrachado, o que aumenta a aderência e o conforto.














Geralmente algumas Carretilhas vem com um espaço grande entre o chassi e o carretel, na Ocean BG  isso foi eliminado pois ela foi bem acabada e quase não se vê folga entre eles.

Isso em ambos os lados.

O carretel é em Alumínio aliviado, mas não chega a perfurar o carretel o que exige um líder de 30 cm de linha de mono, caso queira colocar Multifilamento, é um carretel bem largo e também profundo, o que aumenta muito a capacidade de linha, ele vem com uma marca Cromada, para mostrar a capacidade certa da linha a ser colocada no carretel. O eixo é reforçado, e o rolamento é bem próximo ao carretel, para aumentar a distância do arremesso. Ele tem um leve formato em V para evitar o encavalamento de linha.














Embora diga-se que a Carretilha seja toda marinizada (evita corrosão), notei desgaste por oxidação no eixo da manivela, fora isso, não encontrei desgaste nenhum.














Abertura da Carretilha para retirada do carretel ou regulagem do freio centrifugo
Para abrir a tampa lateral da Carretilha Ocean BG temos que puxar o pino que fica na lateral da Carretilha para trás.

E então girar a tampa para cima.

Para retornar a tampa ao seu lugar prefiro puxar o pino e então empurrá-la para baixo e depois soltá-lo, envés de forçar o pino com a tampa, o que pode ocasionar o desgaste da peça.
Características gerais














A Carretilha Ocean BG tem 5 rolamentos em esferas em aço inoxidável, para evitar corrosão e 1 para o infinito anti-reverso também é em aço inox.














Um dos motivos de muitas pessoas não confiarem na Ocean BG é o fato de ela ter uma bucha no final do eixo, porém isso não interfere em nenhuma resistência da Carretilha, na verdade ela é apenas para evitar oxidação, já que um rolamento de aço aqui sofreria com a maresia, já que este é um ponto em que entra muita água e logo a carretilha perderia sua performance em arremesso com o aço enferrujando, já com o plástico isso não ocorreria














Ela tem 7.1:1 isso significa que cada volta completa de 360 graus na manivela ela recolhe 7.1 vezes o carretel.
Quando testei essa velocidade ela com o carretel cheio com linha 0.24 mm de multifilamento ela recolheu cerca de 78 cm por volta, velocidade ótima para carretilhas de pincho.

Ela vem equipada com o DBS (Dual Braking Sistem), sendo 10 pontos de freio magnético, mas se contar os pontos são exatamente 27 pontos. o freio centrífugo é composto por 6 pinos de nylon, esses pinos tem regulagem interna, retirando a tampa lateral como descrito anteriormente, uma coisa que poderia ser melhorada é a tampa lateral ser presa à Carretilha por uma mola, como a Shimano curado, assim evita que ela caia no chão, risque ou na pior da hipóteses ela cair dentro d'água e você perder a tampa, o que provavelmente não vai encontrar, se isso aconteceu com você com qualquer outra Carretilha a unica opção é encomendar uma peça nova do Paraguai.
O carretel é é em Alumínio marinizado, assim como toda a Carretilha, é um carretel bem preciso e não se nota nenhuma folga no recolhimento, assim como não se nota folga entre o chassi e o carretel.
Peso
Seu peso é 250 g uma Carretilha pesada para seu porte, mas para sua resistência e potência é leve, é uma Carretilha firme, apesar do peso ser grande, a maciez compensa tanto que quase não se nota que a Carretilha é pesada, suas peças são bem encaixadas, tornando-a uma carretilha mais macia que a Daiwa Mega force por exemplo.
É um pouco pesada para  pesca de bait casting, porém há quem a use para essa modalidade, por ter ótima capacidade de linha, ser resistente, marinizada, ela pode ser usada na pesca oceânica como Peixes Espada, Barracuda, Robalo, Xaréu, Badejo, e há quem a utilize para a pesca de Tarpon.














Arremesso 
Esta Carretilha realmente se superou, eu achava que por o carretel ser largo e o distribuidor não acompanhar a linha o arremesso não seria bom, mas ela chegou na faixa de 50 a 55 metros com uma vara 1,80 m de ação rápida e peso de 20 g. esse arremesso é ótimo para pesca com iscas artificiais para Tucunarés Amazônicos onde as iscas podem chagar nessa faixa de peso ou mais, com 8 g a Carretilha teve rendimento de 35 metros, se o distribuidor acompanhasse a linha o arremesso com certeza se sairia melhor e entraria na faixa de 65 a 70 metros sem dúvida.

Freio
ela vem equipada com ótimo sistema de freio, mas o que mais me impressionou foi que com apenas 2 buchas do freio centrífugo conseguiram frear um peso de 20 g e de 8 g foram apenas 1 bucha, e o arremesso foi bem executado como dito anteriormente.
O freio magnético sem o auxilio do centrífugo conseguiu frear 20 g no ponto 6 e 8 g no ponto 4
embora nos segundos iniciais do arremesso a Carretilha pode dar uma folga na linha e parecer que irá se formar uma cabeleira, não se assuste, nos segundos finais a linha se ajusta eliminando a cabeleira, isso pelo ótimo sistema de freio.

















Drag
O drag dessa Carretilha foi projetado com 3 discos de aço inox e 3 em teflon para aguentar os trancos de peixes de médio a grande porte como Pintados, Dourados, Tucunaré Açu, Xaréu e outros nessa faixa de peso.
Segundo a Marine Sports ele vem com super-drag ou seja uma pressão é aplicada na linha fornecendo um fluxo contínuo para cansar o peixe mais rapidamente e exigir menos do pescador e da Carretilha, embora nos pontos finais do star-drag a Carretilha libere a linha aos trancos, lembrando que não é aconselhável apertar a fricção no máximo para evitar desgaste dos discos.
O drag pesou 6 kg.
O star-drag é o mais preciso que já vi até hoje, mas ainda se nota um vão entre um ponto e outro
ela também vem equipada com alarme de saída de linha, lembrando que ele é apenas quando o peixe toma linha, no recolhimento e no arremesso ele é desativado automaticamente.














Capacidade de linha 
É uma Carretilha com uma capacidade de linha incrível, de linha 0.30 mm com 240 metros isso é ótimo para peixes grandes, onde exige muita linha para cansá-lo, em pesqueiros onde o lago é grande e modalidades onde necessita muita linha como a rodadinha e corrico.
Ajuste fino
É um botão bem preciso, porém quando se volta para trás há uma folga entre um ponto e outro, é um freio que não senti necessidade de regular muito, mesmo porque o DBS  dela já é suficiente.
















Manivela e knob
Esta Carretilha tem uma manivela enorme, ela tem cerca de 12 centímetros, enquanto a maioria das Carretilhas tem 10 a 9 centímetros, os knobs são emborrachados, e por sinal eles são os mais confortáveis que já tive, seu formato se encaixa perfeitamente nas mãos.


















Ergonomia
Apesar de ser uma Carretilha larga e pesada é bem ergonômica, em ambos os lados, no review da Carretilha anterior a Ninja, comentei que havia um parafuso que atrapalhava no arremesso, na Ocean BG não notei nenhum design que afetasse o conforto na pesca.





















Cor
Apos decidir comprar a Carretilha imaginei-a como nas fotos da internet, mas quando ela chegou vi que a cor é um pouco mais clara que a das fotos, que é bem próxima a essa coloração.
















Recomendações
Em pesque e pague ela é aconselhada para os redondos em todas as modalidades possíveis, se o lago for pequeno também dá pra pescar Pirararas, alem deles pode-se usá-la para Matrinxãs, Pirarucu e outros.
Em rios ela é mais indicada para a pesca de Pintados e Dourado na rodada, espera e corrico, Cachorras, Piapara, Pacu, todas as espécies de Tucunaré, peixes desse porte.
Se quiser usá-la para bait-casting, ela é perfeita para pescar peixes de todos os portes, desde uma Traíra, Tucunaré-Açu até um Tarpon.
No mar ela pode ser usada para Xaréu, Robalo, Peixe Espada, e há quem a use para a pesca de Tarpon, por ser marinizada ela se encaixa bem para essa tarefa de pesca marinha.
Por ser forte ela pode ser bem usada para peixes de até 60 a 80 kg, lógico, ela nao terá a potencia e força de uma perfil alto, mas para quem curte uma briga boa com o peixe ela é a melhor opção.














Preço
Esta Carretilha está na faixa de 260 a 350 reais, um preço acessível para uma Carretilha tão resistente e forte como ela.

Planta explodida 
Aqui está a planta explodida da Carretilha:
Modelo SHI












Modelo SHIL













Rivais
As rivais da Ocean BG são:
Carretilha Daiwa Lexa 300
Carretilha Shimano Tranx
Carretilha Marine Sports New Titan Big Game
Carretilha Abu Garcia Revo Toro
Carretilha Shimano curado 300 EJ
Carretilha Shimano Curado Type J
Para quem quer ver as rivais de perfil alto, lembrando que estas serão muito mais pesadas que ela e as outras:
Shimano Cardiff
Shimano Calcutta 200 B
Marine Sports Pacifica 200
A Ocean BG ganha de todas estas só pelo preço.

Curta a nossa page do Facebook:
https://www.facebook.com/pescaria.de.dicas
E se inscreva no canal:
https://www.youtube.com/channel/UCTrXbuSMeoeGTbOETLF6R9w

10 comentários:

  1. Fera o review , poderia me dizer uma coisa estou pensando em adquirir uma para pescar com cevadeira com ela conseguirei arremessos bem longos ? Dia todo de pescaria não cansa por ser um pouco mais pescadinha, obrigado :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, ela é sensacional nos arremessos, pode adquiri-la sem receio, faz arremessos muito suaves, precisos e bem longos, exatamente o que você precisa, mas não se esqueça de usar uma vara longa que seu arremesso será ainda mais longo!!!!! quanto ao peso, pode ficar tranquilo, na modalidade de cevadeira, a vara pode ficar no suporte, ou até mesmo no chão, quando a boinha afundar, você tira a vara do suporte e fisga, a maior parte do tempo a vara não fica na sua mão ;) na hora da briga com o peixe, ela é bem equilibrada, e você não vai sentir o peso dela, a adrenalina também ajuda :) obrigado por seu comentário, qualquer coisa estamos à disposição

      Excluir
  2. Fera o review , poderia me dizer uma coisa estou pensando em adquirir uma para pescar com cevadeira com ela conseguirei arremessos bem longos ? Dia todo de pescaria não cansa por ser um pouco mais pescadinha, obrigado :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, ela é sensacional nos arremessos, pode adquiri-la sem receio, faz arremessos muito suaves, precisos e bem longos, exatamente o que você precisa, mas não se esqueça de usar uma vara longa que seu arremesso será ainda mais longo!!!!! quanto ao peso, pode ficar tranquilo, na modalidade de cevadeira, a vara pode ficar no suporte, ou até mesmo no chão, quando a boinha afundar, você tira a vara do suporte e fisga, a maior parte do tempo a vara não fica na sua mão ;) na hora da briga com o peixe, ela é bem equilibrada, e você não vai sentir o peso dela, a adrenalina também ajuda :) obrigado por seu comentário, qualquer coisa estamos à disposição

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelas informações , ja pedi a minha haha, agora é esperar a ansiedade passar.... uso uma carisma de 2,70 creio que esteja otimo..
    Obrigado pelas informações Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pescaria agora com o conjunto montado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  5. Bom dia Amigo,
    Parabéns pelo post, sou novato e frequento na maioria das vezes pesque-pague, estou em duvida entre esta e a New tita big game, o que voce me aconselha??
    grato,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depende do tamanho dos peixes que você irá buscar, o tamanho do lago, etc, se for um lago grande, com peixes grandes, recomendamos a titan BG, por ter mais capacidade de linha e melhor drag, agora se você busca uma carretilha mais leve, mais valoriza a briga do peixe, recomendamos a Ocean, que tem um drag menor, e capacidade de linha mais reduzida, porém ainda é uma baita carretilha com muita força, as duas te servirá bem, basta saber o tamanho dos peixes e do lago, que voce pesca, e escolha de acordo com nossa recomendação ;)

      Excluir
  6. boa carretilha, nos comentarios anteriores acho que erraram em dizer que ela pega 240m com linha 0,30, deve ser 150m?

    ResponderExcluir