Nesta segunda parte colocaremos peixes meio incomuns no post mas não deixam de serem peixes que estão nos lagos de pesque e pague, aqui vamos nós:
Jaú
Vara: os Jaús que foram colocados nos pesqueiros hoje podem ter até 25 a 30 kg isso exige tralha pesada com uma vara de 60 a 80 lbs de ação rápida
Linha: a linha pode ser de monofilamento de 0.80 mm ou um multi de 0.45 mm variando de 80 a 150 lbs
Carretilha/Molinete: o melhor são Carretilhas por causa da tração, mas nada impede o uso de Molinetes, em especial o Marine Sports Thunnus.
Anzol: os anzóis podem ser anzóis grandes de 10/0 mas gosto de usar os Circle Hooks por fisgar no canto da boca
Encastoado: muitos usam o cabo de aço, mas uso o que chamam de Kevlar line, a mesma que vem nas pontas das varas telescópicas, o que alguns chamam de cabresto, compro de cor preta e amarro o anzol
Iscas, use cabeça de peixe, ou filé, é melhor peixes como Tuvira ou Tilápia.
Dica de local: os Jaús gostam de estruturas em locais profundos, disputam os alimentos com as famosas Pirararas e é comum fisgar uma destas na busca pelo gigante de couro, quando o peixe fisgar, nos primeiros minutos, segure o peixe e puxe o peixe para o lado contrário que ele puxar pois ele irá para enrosco e a linha pode partir, por ser um peixe explosivo não tem batalhas grandes com o pescador, usa sua velocidade para vencer a briga.
Pirarucu
Vara: para dar uma boa fisgada use uma vara de 30 lbs acima de 6 pés de ação rápida, mesmo fisgando um peixe de bom tamanho a vara e o equipamento devem ser leves para evitar arrastar o peixe e o matar afogado.
Linha: a linha pode ser de multifilamento 0.30 mm ou um mono de 0.45 mm devem ter entre 50 a 70 lbs, por ser um peixe saltador o Pirarucu pode cair em cima da linha e seu corpo pode cortar a linha, então quando ele saltar solte a linha para evitar perdê-lo
Carretilha/Molinete: use Carretilha de perfil baixo com bom drag, ou uma perfil redondo não muito grande.
Anzol: o melhor com certeza é o Circle Hook por aguentar bem o peixe e fisgar no canto da boca evitar que o peixe engula e fisgue na garganta
Encastoado: use um fluorocarbono de 0.70 mm para evitar desgaste na linha, fique sempre atento ao leader para não perder o peixe por desgaste da linha.
Iscas: podem ser usadas iscas artificiais de superfície ou iscas naturais, sempre na meia água ou superfície, como salsicha, pedaço de Traíra ou Tilápia com boia.
Dica de local: quando o peixe subir para respirar arremesse a isca a 1 metro dele para evitar que ele fuja, evite também fazer barulho, isso o afugenta, use chumbada ou boia leve.
Traíra/Trairão
Vara:use uma de ação rápida de 30 lbs de 6 pés são peixes com a boca dura e escapam muito facilmente.
Linha: use uma linha multifilamento 0.20 mm ou mono 0,37 mm esses peixes tem a boca muito dura a multifilamento sai na frente, mas se a escolha for vara de bambu use uma linha mono 0.80 mm
Carretilha/Molinete: o melhor são Carretilhas de perfil baixo para a pesca com artificiais e Molinete 2000 na pesca de isca natural
Anzol: use os anzóis haste curta Live Bait 3/0
Encastoado: use os Encastoado rígido 26 ou flexível 60 lbs para evitar os dentes afiados, também pode-se usar leader de náilon 0.80 mm.
Iscas: use iscas artificiais de todos os tipos de artificiais desde superfície, meia água e fundo, caso queira as iscas naturais as melhores são Carne de Boi, Lambari vivo ou morto.
Dica de local: o melhor local é a margem com estruturas, arremesse as iscas ali, trabalhe lento, a Traíra e o Trairão são manhosos nas artificiais.
Dourado
Vara: use varas de 20 a 30 lbs de no mínimo 6 pés, de ação rápida para dar uma boa fisgada e para que o anzol penetre em sua boca.
Linha: é aconselhável linhas de multifilamento pela baixa elasticidade, mas o líder deve ser feito de monofilamento 0.50 mm.
Carretilha/Molinete: não existe tanta diferença, se for optar por artificiais, a melhor opção é a Carretilha pela leveza, mas se optar por naturais prefiro Molinete. se quiser use uma tralha de fly média
Anzol: gosto de usar os Circle Hook Mutsu Marine Sports 6/0 ou o 12146 tamanho 6/0.
Encastoado: nos pesqueiros o Dourado não é tão grande quanto nos rios portanto um líder de mono de 0.60 mm evita corte dos dentes, mas se preferir use um cabo de aço flexível de 30 lbs.
Iscas: nos Pesque e Pague uma das melhores iscas para Dourados é a salsicha na meia água, use uma boia e coloque um anzol a 1 metro abaixo com a isca, também use Lambaris vivos ou mortos.meia água ou fundo? isso vai depender dos hábitos dos peixes, também pode-se usar filé de peixe ou Tilapinha viva (filhote de Tilápia).no fly faça um steamer chamativo e de até 10 cm.
Dica de local: o centro dos lagos dá bons resultados, mas os Dourados também frequentam áreas agitadas como o aerador.
Tucunaré
Vara:use uma vara de 5 pés de 10 a 15 lbs, de ação média.
Linha: uma das melhores opções de linha é a monofilamento 0.30 mm mas se quiser use um multi 0.20 mm.
Carretilha/Molinete: se optar por Carretilha use uma para Peixes leves, ou um Molinete micro, vai de seu gosto, o importante é o equipamento ser leve, para evitar o cansaço nas mãos e nos braços, pois os Peixes não vão passar de 5 kg, também é interessante usar equipamento de fly.
Anzol: no caso das iscas naturais opte por o anzol Wide Gap, ele ajuda na fisgada e na hora de deixar a isca viva por mais tempo.além disso diminui as chances de uma Traíra intrusa cortar a linha.
Encastoado: não é necessário, mas o risco de ferrar uma Traíra ou Trairão é grande, então use um fluorocarbono de 0.35 mm, atado a um cabo de aço de 7 cm de 10 lbs.
Iscas: use iscas artificiais de até 8 cm o tipo vai depender de onde e quando estará pescando, os Tucunarés de represa costumam atacar artificiais de superfície e meia água no verão e Spinner, Jigs, Rubber Jig no inverno. no fly use Streamer de até 6 cm, faça um atado discreto com movimentos lentos, mas com material brilhante para atrair o peixe. se optar por iscas naturais usar Lambari vivo é obrigação.
dica de local: para pescar um tucuna é recomendável avistar o cardume primeiro, depois arremessar a isca a 5 metros do cardume e ir trabalhando para evitar dispersar o cardume, se fisgar um solte-o longe de onde estiver pescando os peixes capturados podem afugentar o cardume e diminuir o numero de fisgadas.
obs: as espécies mais comuns nos pesque e pague são: Paca, Azul, Amarelo, Borboleta e Pinima.
Essas dicas estão em nossa pagina do facebook
Curta a nossa page do Facebook:
https://www.facebook.com/pescaria.de.dicas
E se inscreva no canal:
https://www.youtube.com/channel/UCTrXbuSMeoeGTbOETLF6R9w
Nenhum comentário:
Postar um comentário