Marcadores

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Tilápia

Nosso próximo peixe do mês é a Tilápia. um Ciclídeo muito famoso nos pesque e pagues por ai, já coloquei sobre as tralhas certas para fisgá-la, agora conheceremos seus hábitos, segredos e dicas que aprendi recentemente sobre este peixe.


É um dos peixes mais manhosos e espertos dos pesqueiros, pode ser capturada em qualquer época do ano inclusive no inverno, mas a melhor época com certeza é o verão, nessa época é comum vê las na superfície, mas é muito difícil capturar uma delas, para conseguir esses exemplares manhosos encontrei uma maneira bem interessante de capturar uma delas.
Primeiro coloque uma garateia atada diretamente numa linha principal do molinete (prefiro mono 0.20 mm) e coloque um pão como isca, por ser leve o arremesso é bem difícil, mas se o molinete estiver cheio de linha não influencia tanto, use também uma garateia pequena, mas pesada para facilitar o arremesso, não use mas nenhum artificio, jogue a isca e espere, a isca vai afundar lentamente, nisso a Tilápia já pode abocanhar a isca antes dela chegar ao fundo, mas na maioria das vezes espere afundar e deixe a linha com uma pequena bambeada (no suporte para visualização da linha) quando a linha mexer fisgue, pois ela segura a isca e espera, isso o pescador pode perder a isca e nem sequer sentir.
As Tilápias ficam em cardumes perto da margem, para atraí-las basta jogar um pouco de pequenos pedaços de pão e esperá-las, quando começar a ver que elas estão beliscando o pão flutuante arremesse sua isca, já tentei com várias iscas artificiais como Spinner, EVA, Massa, Capim, mas o que realmente funcionou foi o pão.
Elas costumam ficar em qualquer profundidade, mas costumam ficar na meia água para a observação do mundo externo, se vêem ou escutam algo fogem, por isso silêncio é importantíssimo na pesca das Tilápias, principalmente as grandes.
A Tilápia é da família do Tucunaré então também é atraída por vibrações na água, Spinner e iscas de Fly são ótimas para atrair os exemplares grandes.
Nos pesque e pagues é comum fisgá-las com massa a apenas 1 ou 2 metros da margem.
Este peixe pode medir até 50 cm e até 8 kg, mas é comum peixes de 30 cm e 3 kg, tem hábitos diurnos e dividas entre várias espécies, entre elas as mais famosas são: Tilápia Saint Peter, Tilápia do Nilo, Tilápia Rendali e Tilápia Tailandesa.
É facilmente identificada pela nadadeira dorsal com espinhos afiados, rabo em forma de pá, boca pequena, escamas grandes que formam um quadriculado no corpo do peixe, listras claras no corpo.


Curta a nossa page do Facebook:
https://www.facebook.com/pescaria.de.dicas
E se inscreva no canal:
https://www.youtube.com/channel/UCTrXbuSMeoeGTbOETLF6R9w

Nenhum comentário:

Postar um comentário